14.5.07

CACO
FUTURO INCERTO PARA OS CAMPEÕES!

Depois de sagrados campeões da 3ª divisão de hóquei em patins, os seniores do Clube Atlético de Campo de Ourique – CACO, correm agora o risco de desaparecer. As contrariedades financeiras colocaram a equipa em vias de extinção e é necessário um patrocínio urgente, afinal, “as crianças são mais importantes e o Clube não se pode endividar”, avançou Alípio Capela, presidente do clube, ao Jornal do Bairro.

5 estrelas, assim foi a recepção ao JB na sede do CACO!
Apresentados os dirigentes e o campo onde a equipa vencedora treinava, agora com uma motivação ainda mais especial, seguiu-se a sala de judo “totalmente remodelada”, o “ginásio da ginástica” e a sala dos troféus. Foi com visível agrado que Luís Simões, coordenador, foi esclarecendo a origem das centenas de taças ali depositadas, afinal o CACO é um Clube rés-vés centenário...
A entrevista a Alípio Capela fluiu à mesa redonda e não fossem as responsabilidades do dia seguinte, muito mais haveria a dizer para, sem querer, ouvir o galo a cantar a 1ª badalada da madrugada!

Qual é a situação actual do CACO?
O CACO tem um grande historial mas a nível regulamentar está como a maioria dos clubes chamados pequenos: em graves dificuldades! Não há ajudas, subsídios nem vontade de fazer desporto... tal como outros clubes do género, mantemos a actividade pelos nossos próprios meios, tentando sobreviver através das pessoas amigas e dos patrocícios. Dá umas receitas que se fazem nas bilheteiras, mas que não são muito grandes, o clube está em grandes dificuldades, como quase todos os outros em Campo de Ourique!

Há quanto tempo dirige o CACO?
Estou aqui há 12 anos como presidente. Antes disso fui director, secretário geral, joguei hóquei e andebol, fui duas vezes campeão nacional em júniores e ainda sou do tempo do José Vaz Guedes, um campeão europeu e do mundo! Ele é da família dos Vaz Guedes e fez uma última época, pelo Sporting, que marcou a sua retirada na década de ’60!

“O Sporting Clube de Portugal já tinha estes títulos e nós somos os segundos a conquistá-los”

Tendo em conta as dificuldades que o Clube atravessa, o que é que esta vitória representou para dirigentes e atletas?
É sempre gratificante ser campeão nacional! Para além disso, o Campo de Ourique já tinha sido campeão das 1ª e 2ª divisões, mas nunca da 3ª! É engraçado porque o Sporting Clube de Portugal já tinha estes títulos e nós somos os segundos a conquistá-los! Isto é de facto o reflexo de um bom trabalho e um incentivo para a juventude, é primordial fazermos mais desporto e é pena que muitos pais não pensem assim porque quando as pessoas estão ocupadas libertam-se do stress...

E esta tem vindo a ser uma zona problemática a vários níveis, como é o caso da droga...
Sim, apesar de estar melhor, porque o Casal Ventoso acabou... para além da droga havia muita gente a roubar, mas as crianças podem vir para aqui, fazem desporto e os pais ou avós vêem buscá-los. Isto é bom para todos e tem diversas vantagens porque não fumam, não bebem e têm os tempos livres bem ocupados...

Como é que foi a festa dos Campeões?
Ficámos todos molhados com champagne e o resto da festa está ainda por marcar, mas será este mês! Andamos a contactar clubes para ver quem está disponível e porque queremos jogar com uma equipa com algum nome, para entregar as taças e as medalhas...

Quantos atletas de hóquei tem o CACO?
Incluindo o que estão em aprendizagem temos 55. As crianças acompanham todos os jogos em casa e incentivam a equipa... é engraçado porque há vários miúdos que estudam em determinada escola da zona e convidam os colegas que vêm ver, gostam e começam a acompanhar... é nossa pena não podermos ter os escalões todos por uma razão simples: precisamos de pagar 4 funcionários, segurança social, àgua e luz... o Clube não tem dívidas mas é complicado manter isto tudo e temos de alugar o espaço físico, daí que não possamos ter mais modalidades!

Quais seriam as alternativas ao aluguer do espaço?
Penso que poderíamos ser apoiados pela Câmara Municipal, pelas Juntas de Freguesia e pelo próprio comércio local do Bairro, pois não lhes custaria muito terem um placard a anunciar, mas as coisas não estão muito vocacionadas... ainda há dias estive em Espanha, onde todas as equipas têm o patrocínio de empresas privadas! Campo de Ourique ajudou-nos a avançar para o campeonato, porque os transportes são caros, o material de hóquei é caríssimo, com ivas e tudo isso – que não se percebe –as coisas têm-se conseguido, mas para o ano ou temos patrocínio ou não pode haver hóquei sénior!

Isso significa que a equipa de hóquei corre o risco de se extinguir já em Outubro?
Sim, e esses apoios teriam de ser confirmados até meados de Junho... Estou a tentar arranjar um patrocínio, porque se não for assim é impossível! De há uns anos a esta parte o Estado cortou as verbas, os clubes pagam a arbitragem e a dobrar aquilo que os árbitros recebem, pagam a taxa de organização de jogo e paga-se o policiamento, ou seja, um jogo em casa fica a 600 ou 700 euros a uma 3ª divisão! Eu vou ter 15 jogos em casa e é só fazer as contas!

“Com metade do dinheiro dos clubes das ilhas, eu era campeão nacional!”

Todas as equipas nacionais se deparam então com esta despesa?
Sim, só que as equipas de fora de Lisboa têm carrinhas da Junta de Freguesia ou da Câmara e nós não temos nada! Dispomos apenas da carrinha do Capela (o presidente do Clube) e mais um ou outro jogador que leva o carro...
Temos de pagar as deslocações e só não pagamos a viagem às ilhas porque é patrocinada pela Federação Portuguesa de Desporto!

Já pediram apoio às entidades mencionadas?
Sim, já apresentei a situação à Junta de Freguesia de Santa Isabel mas não obtive resposta... Como tal, se não encontrarmos um patrocinador mantemos a equipa dos mais novos, mas acabamos com o hóquei sénior, porque o Clube não se pode endividar!
Eu também podia pegar no Clube e passar as responsabilidades à Junta, mas eu gosto disto! Eu joguei cá, o meu filho também e é cá que a malta tem os amigos, mas por vezes torna-se complicado…

Se surgisse um patrocínio, o CACO tinha possibilidades de ir até onde?
Com um patrocínio o CACO ia até ao topo! Eu, com metade do dinheiro - que é o caso dos clubes das ilhas, que recebem fortunas - era campeão nacional! Não é preciso muito dinheiro, 30 a 40 mil euros são o suficiente para subir! Mas não tenho contado com apoios e estou convencido que com este executivo da Câmara é assim que as coisas se vão manter!
Precisa de haver alguém a puxar por este país… nós recebemos zero, e se o dinheiro que gastamos com material, com treinadores e técnicos fosse patrocinado podíamos investir nos seniores!

Para além desta têm outras modalidades...
Temos o judo, cuja sala foi remodelada com o apoio do vereador Pedro Feist que já aqui jogou andebol, temos o karaté e o aikeduu, entre outros...

Já conseguiram outros apoios da Câmara Municipal?
Temos projectos pedidos para uma nova cobertura, porque as paredes são do Campo de Ourique mas o campo e respectivas bancadas são da Câmara. O que se passa é que o Município não tem o cuidado de se preocupar com o que lhe pertence e as coisas têm a tendência de degradar-se! Eu não percebo! Devíamos ter em conta o bem-estar da juventude e dos idosos que aqui fazem manutenção graciosamente... a dada altura chegamos à conclusão que não há dificuldades para uma coisa mas que as há para outra! É muito complicado...
Pedi à Câmara para nos ceder um terreno para parque de estacionamento, por exemplo, mas está tudo em águas de bacalhau. É engraçado porque a Câmara enviou uns técnicos ao local e qual não foi o meu espanto quando hoje recebi um fax a indicar que têm de ser feitas intervenções nuns esquentadores que temos no exterior. Não sei quem fez a vistoria, mas os esquentadores estão ao ar livre e têm um telheiro por cima… aquilo não oferece qualquer perigo mas vou-me comprometer a fazer a obra desde que a Câmara dê o dinheiro!

Sabemos que no ano passado surgiram algumas queixas quanto à arbitragem. O que é aconteceu?
Os chamados caldinhos não acontecem só no futebol… tivemos um árbitro da Associação do Ribatejo e que martelou sempre no Campo de Ourique e vou-lhe dar um caso: faltavam 7 minutos para acabar um jogo e de repente o árbitro puxou de 3 cartões azuis (suspensão) a 3 jogadores diferentes e a seguir deu vermelho directo a um substituto que não tinha feito nada! Um outro árbitro, no Entroncamento, fez o mesmo… este ano, felizmente, isso não aconteceu. O Campo de Ourique venceu todo o campeonato, só perdemos um jogo mas as equipas de arbitragem foram mais ou menos impecáveis e não tivemos razões de queixa escandalosas! A arbitragem da zona Centro, meus amigos… já ando nisto há 40 anos e sei distinguir quando um tipo é nabo, aí temos de dar o desconto, mas o pior é quando as coisas são feitas com intenção!

Os jogadores de hóquei são todos de Campo de Ourique?
Não! Temos jogadores que aqui andaram há alguns anos, depois saíram e andaram por outros clubes e o ano passado voltaram a regressar.

Mónica Almeida e L.P.
Jornal do Bairro, Edição 8, 11 Maio 2007