Presidente da Junta da Quinta do Conde em lista independente
AUGUSTO DUARTE CANDIDATO À CÂMARA MUNICIPAL
Em entrevista ao Nova Morada, o presidente afirmou estar já a recolher assinaturas para viabilizar a sua candidatura agregada a um movimento independente, ao contrário do que aconteceu nos últimos anos, em que segurou a pasta do Partido Socialista (PS).
O senhor Augusto Duarte acabou de fundar uma Associação Cívica que tem como principal motivo a candidatura às Eleições Autárquicas. Confirma?
Confirmo. Fundámos o Movimento Cívico por Sesimbra, o que já foi decidido há algum tempo. As pessoas da Quinta do Conde têm-me vindo a dar a sugestão, porque eu conheço bem a Freguesia e a política do Concelho, que a meu ver é pouco acreditada pela população. As coisas estão a avançar, preciso de 4 mil e quinhentas assinaturas, só da Quinta do Conde já temos 75 membros e mais umas mil assinaturas.
Até à data tem concorrido com o PS. Este Movimento é constituído por elementos de outras correntes políticas?
Sim, este Movimento foi criado por diversas pessoas, não só para concorrer às Eleições Autárquicas como também para fazer um trabalho com a juventude e com as pessoas mais carenciadas. Já temos a escritura e já estamos no terreno. Temos pessoas de vários partidos mas quero aqui afirmar que não queremos que tenham tido problemas com a sociedade, não vou dizer quem…
Sim, as pessoas condenadas no Concelho e nas Freguesias não vão fazer parte, apesar de virem ter comigo e de as conhecer bem, essas pessoas são rejeitadas.
Pode-nos avançar o nome de outros elementos que fazem parte do Movimento?
Posso avançar alguns membros… Eu sou candidato à Câmara mas não vou indicar os candidatos às Juntas de Freguesia. Tenho várias pessoas comigo, o senhor Narciso do Celeiro da Quinta, a Teresa, o advogado Badalão, engenheiros, pedreiros, arquitectos, médicos, tenho diversos apoiantes e candidatos para as Juntas, Câmara e Assembleia Municipal.
O senhor é o cabeça de lista…
Sim, sou cabeça de lista e vou-me candidatar à Câmara Municipal de Sesimbra. Já tenho um professor na Escola Básica Integrada de Santana, cujo nome não vou divulgar, que será o segundo. O terceiro é da Quinta do Conde, o quarto será do Castelo e o quinto da Quinta do Conde, isto, candidatos à CMS.
Já temos uma pessoa para concorrer à presidência da Junta de Freguesia da Quinta do Conde mas não quero avançar quem é porque vamos reunir na nossa sede – na Avenida 1º de Maio – dentro de quinze dias para então acertar os detalhes. Já temos tudo preparado para abrir o espaço e aí sim, vamos debater quem irá concorrer a cada uma das Freguesias.
Com que apoios já contam?
Esta ideia originou uma movimentação muito grande, já saiu na Comunicação Social e vamos agora criar um site (na internet) que será divulgado atempadamente e onde iremos solicitar o apoio e a participação dos jovens.
O Movimento está a apostar nos mais jovens?
Sim, temos ido às escolas falar com os jovens que já têm 17 anos e que para o ano já serão recenseados. Qual foi o meu espanto ao ver que a juventude está a aderir muito bem!
Que projectos é que têm?
O nosso objectivo é para o Concelho, não só para a Quinta do Conde. Temos de olhar para o global, se bem que esta Freguesia seja olhada de lado e mereça muito mais. Tivemos há pouco uma reunião onde concluímos que a Quinta do Conde tem mais de 27 mil habitantes dos quais só 17 mil estão recenseadas. Os nossos jovens, dos 12 aos 13 anos, não têm atractivos, o que me deixa triste. Já aqui estou há 12 anos, vou no terceiro mandato e vejo que os jovens têm de sair daqui para outras Freguesias, para ir à discoteca.
Queremos um pólo desportivo com várias valências para que os jovens se fixem na Freguesia. Esse é o nosso principal projecto e não me venham dizer que a Câmara de Sesimbra é pobre, a CMS tem mais de 50 milhões de euros de Orçamento, por isso não é muito pobre. Conheço outras, a nível nacional, bem mais pobres.
Temos de criar condições para o Turismo e não fazer milhões de euros em gastos só na distribuição de propaganda política. A CMS tem o direito de fazer um boletim, escrever nos jornais, mas distribuir carradas de papéis acerca das festas pequenas, isso já está ultrapassado!
Temos de empregar as verbas mas não gastar o dinheiro da população.
A Quinta do Conde também tem vindo a ser castigada pelos políticos, desde 1974 esta é a primeira vez que temos um candidato à Câmara. Nem o PS, nem a CDU (Coligação Democrática Unitária), nem o PSD (Partido Social Democrata) apresentaram um candidato da Freguesia porque não querem perder o poder que está instituído. Desta vez, Sesimbra e os quintacondenses vão ver uma pessoa desta Freguesia a concorrer e de certeza que vão ficar do nosso lado!
Nós vamos lançar um documento com algumas das nossas propostas para o Concelho e começamos pela Quinta do Conde. Este não é o programa eleitoral, porque ainda é muito cedo, mas vamos reunir e apresentar algumas ideias.
O que vamos prometer é o que vamos cumprir e nestes anos, tudo o que foi colocado no orçamento desta Junta de Freguesia foi cumprido. Tenho orgulho de dizer que esta é uma das poucas freguesias do Distrito de Setúbal que vai ficar com uma verba para pagar ordenados e pequenas dívidas e que fique claro que quando aqui cheguei não havia sequer ordenado para as funcionárias.
Nova Morada, edição nº 346, 2 Maio de 2008