19.1.08

Entrevista com a astróloga Marester Stockler
ANO ESCORPIÃO, DAS CAUSAS E DA PAIXÃO

Optimista mas sem tabús, facilitismos ou entusiasmos, Marester Stockler recusa-se a prestar grande homenagem a 2008 e prevê um Ano conturbado, propício à doença da génese e mesmo ao sofrimento. O segredo para ultrapassar a tendência? Ser humilde e “agradecer o agora e o que temos”.
2008 é tempo de pressentir, de denunciar e acima de tudo, de acautelar e o caminho “não é o gemido nem o sofrimento”, mas “a união”! Afinal, já diz a Bíblia: “a mil chegarás, de 2 mil não passarás”. Venha a unidade e a força para contrariar tal desígnio...

A Marester sempre foi uma pessoa crente ou foi alguma circunstância especial que a levou a interessar-se pela Astrologia?
Sempre tive uma paixão pela Astrologia e em jovem já escrevia artigos para revistas esotéricas. Mais tarde cruzei-me com um astrólogo, o professor Rakar, que conhecia de África e me disse que eu viria a ser astróloga. Montámos uma editora e fundámos a revista Almanaque Zodiaque, que estava registada, e o jornal Selecções do Insólito...

O facto do professor Rakar ter afirmado que se viria a tornar astróloga influenciou-a a optar por este percurso?
De certo modo... desde muito cedo que eu tive problemas ligados ao esoterismo, ou ao espiritismo. Eu assisti a determinados factos que muitas pessoas consideram inexplicáveis mas que não o são, pois têm a sua resposta. Foi ele que me ajudou a libertar de uma situação em que estava, em que desmaiava com muita facilidade porque assistia, sentia e via coisas extraordinárias, o que não era comum numa mulher na minha posição como mulher de um oficial superior do exército. Esse senhor ajudou-me a reencontrar e a lidar com essas situações, como sei hoje fazer.

Actualmente, qual é a sua actividade na Astrologia?
Para além do Mapa Astral, também vejo as linhas das mãos, que é a Quirologia. Para as pessoas que gostam, também leio as cartas, não o Tarôt, porque não gosto da Torre Culminada, do Louco e das suas figuras negativas que colidem com a minha sensibilidade. Com as cartas normais não me limito a interpretar ou a avaliar figuras, tenho de as ler, consoante o meu dom, porque também penso que para ler cartas há que ter um dom...

Em que medida é que a Astrologia pode influenciar a vida das pessoas?
A Astrologia não influencia ninguém. A Astrologia é uma ciência – embora haja pessoas em Portugal e só em Portugal, que não a entendam como tal. Foram os astrólogos que previram o nascimento de Jesus e Jesus identificava-se com o signo Peixes, pois ele escrevia os peixes no chão. Esta ciência não tem nada de positivo ou de negativo, torna-se sim positiva porque ao estudar as posições de determinada pessoa permite compreender a idade, as conjugações astrais e a forma de superar determinados problemas em determinados momentos. Como astróloga, tenho a capacidade de informar o meu consolente que está num período negativo mas que tem forma de superar os seus problemas. Tenho também a possibilidade de sugerir a um cliente que concretize determinados objectivos ou que aguarde, pois não está numa fase favorável. Sempre que estou com um consolente tenho de assumir a minha responsabilidade...

“Estamos aqui para cumprir determinadas vidas e voltaremos tantas vezes quantas forem necessárias para cumprir o nosso karma”

Qual é a credibilidade de um Mapa Astral?
O Mapa Astral é baseado no ano, no mês, no dia, na hora e no local de nascimento e é aí que a Astrologia funciona, é aí que a pessoa erra. Todos erramos, estamos aqui para cumprir determinadas vidas e voltaremos tantas vezes quantas forem necessárias para cumprir o nosso karma.
Temos de melhorar e de compreender, dentro das posições negativas que todos temos, como é que podemos superar os nossos erros. Como astróloga, posso sugerir a um consolente que não seja tão vingativo – que não o digo desta forma - audaz ou duro. Aqui está a Astrologia a funcionar, ajudando, que é para isso que ela serve, ela é uma forma de ajudar as pessoas a entender a sua personalidade, as suas falhas, as suas posições negativas, como superá-las...

Acredita que quando nascemos já temos um destino traçado?
Exactamente, mas nós é que o escolhemos e temos possibilidade de o alterar. Se eu a avisasse que aos 40 anos teria um acidente, naturalmente teria forma de evitar que ele acontecesse.
Nas minhas consultas faço questão de canalizar os meus clientes tanto para Deus como para o médico. Sempre que vejo um problema de saúde, encaminho o doente, pois apesar de ser médica naturista, não o exercendo, faço a minha sugestão.

Muitos cépticos desconfiam das previsões feitas pelos astrólogos. Na sua opinião, que factores podem contribuir para essa falta de crença? Será a existência de muitos charlatões?
Existem charlatões e charlatonas em todas as profissões.
A falta de emprego é grande e há pessoas que tiram ‘cursozecos’ de cartas – desculpe a expressão – e que se intitulam astrólogas, por exemplo. Eu gostaria de fazer um ênfase para distinguir tarólogas de cartomantes ou videntes... respeito cada um, desde que exerça a sua profissão com o devido respeito por quem o consulta. Os nossos consolentes chegam em estado de angústia ou depressão e isto é como se fosse um sacerdócio: as pessoas vêm expôr a sua alma e se confiam em nós precisam de ouvir alguém com moral e que as consiga compreender e ajudar, de acordo com o tema astrológico e não as deixe sair de forma nenhuma com a alma pesada, escura e amargurada com que entraram. Se assim o fosse, não estaríamos aqui a fazer nada...

Qual é o custo de uma consulta com a Marester?
100 euros, mas é uma consulta de 3 horas e tal. Faço o Mapa, vejo as posições, os períodos bons e maus, leio a mão e as cartas. Há pessoas que não acreditam na Astrologia porque lhes dizem que “você vai ter uma vida boa, vai ter um emprego, vai arranjar um homem”, mas isso a mim não me diz nada.

“A Astrologia não castiga ninguém (...), as rasteiras são pregadas pela vida, as pessoas é que são vítimas da sua própria credibilidade e fé”

A Astrologia é considerada Ciência, mas oculta. Qual é o fundamento desta designação?
Penso que é uma influência dos nossos antepassados. A Astrologia vem dos tempos da Babilónia. A acupunctura, por exemplo, só há poucos anos começou a ser aceite, até aqui os médicos não acreditavam na existência dos meridianos e eles existem, tal como os pólos positivos ou negativos, até porque é assim que os próprios massagistas tratam os doentes. A medicina alternativa é melhor, porque não se baseia em radiografias, chapas que muitas vezes dão erro, porque se chegam a trocar radiografias tal como se trocam crianças! Eu aqui não tenho nada de concreto, mas asseguro a pessoa quanto aos períodos mais desfavoráveis que se aproximam.

Enquanto a Religião penaliza os pecadores ou não devotos, a Astrologia também prega rasteiras às pessoas mais cruéis?
Bela pergunta... A Astrologia não castiga ninguém. Ela é simples, verídica e fala por si própria. Baseia-se nos signos, nos ascendentes e nas suas posições. As rasteiras são pregadas pela vida, as pessoas é que são vítimas da sua própria credibilidade e fé. A Bíblia diz “com ferro matas, com ferro morres” e o problema é esse.

Falando em previsões, este segundo milénio não começou da melhor forma. Há alguma razão para isso?
A Bíblia diz que “a mil chegarás, de 2 mil não passarás”. Este segundo milénio está carregado de maus augúrios, estamos a assistir a tragédias e segundo as previsões, não dou 3 a 4 anos para que a III Guerra Mundial estale. As previsões astrológicas vão-se precipitando e com elas, também o nosso Planeta.

O que é que prognostica para 2008?
Sempre que a Humanidade é regida por 2 planetas maléficos, cada um no seu género e nesta caso Marte e Saturno, sofremos e sofremos a valer. Naturalmente há países mais positivados do que outros...
Portugal, por exemplo, é do signo Peixes, com influência de Gémeos e é uma parcela da Península Ibérica extremamente bem protegida, mas cujo povo é bastante sofredor.
Ao contrário de muitas pessoas, que dizem que o Ano vai ser maravilhoso, eu digo às pessoas que se acautelem. 2008 não vai dar as pérolas e as alegrias que muitos estão à espera. Repare: Marte rege o Escorpião e Escorpião é regido por Marte e por Plutão que são 2 Planetas terríveis, da Guerra e dos Infernos, mas vamos ignorar o Plutão que está no canto dele passando por Sagitário. Todos os anos há uma alteração do planeta e 2008 é regido por Marte e o Escorpião não é um Signo positivo (ver caixa).
A Humanidade não vai ser muito favorecida e Portugal vai continuar com os seus problemas, dilemas, angústias e faltas, em especial na Justiça, que o Escorpião não vai ajudar em nada. Este signo pode sim pôr uns contra os outros, que é o que vai acontecer!
Este vai ser um Ano de lutas, de mal entendidos, de guerras e de muitas coisas que devem ser esclarecidas pelos corajosos.
2008 também trará muitas doenças, em especial na génese. As mulheres devem estar atentas aos seios e às barrigas e os homens à próstata. As articulações também vão estar em evidência...

“Este é o ano em que vocês, jornalistas, podem pôr cá para fora as verdades há muito abafadas”

Apesar dos maus augúrios, que signos serão beneficiados?
2008 é um bom ano para os escorpiões tirarem cá para fora os seus planos, activarem e aplicarem as suas energias, mas com determinada prudência! Evitem lançar-se de cabeça!
O Capricórnio sim, este ano vai ser protegido pelo signo Júpiter - que é o melhor Planeta do Zodíaco – e por isso vai ser favorecido.
O Ano vai ser bom para as Indústrias, para o Comércio e até para o Jornalismo. Este é o ano em que vocês, jornalistas, podem pôr cá para fora as verdades há muito abafadas. O Escorpião é a guerra e a guerra é energia! Tudo o que ele faz é com paixão, daí que os jornalistas se decidam a desenvolver causas por paixão!
Eu, como astróloga íntegra, não posso especificar as pessoas que vão estar realmente protegidas, por uma razão muito simples: porque para além do signo existem outras posições e não posso garantir que determinada pessoa seja beneficiada sem antes lhe fazer o mapa astral individual.

Enquanto uns “se lembram de Santa Bárbara quando troveja”, outros recorrem à Astrologia quando se sentem de mal com a vida. Para além da cautela, que mais podemos fazer para prevenir dissabores “astrais”?
Este é um ano de assassínios e de atitudes premeditadas. Algo de mal vai acontecer na Humanidade, esperemos é que não chegue a Portugal... Eu sou uma pessoa optimista, mas tenho de alertar para as epidemias do foro da génese ou da sida.
Nos países mais desenvolvidos, as pessoas consultam anualmente um astrólogo para saber as suas posições astrais e projectar a sua vida. Devemos, acima de tudo, ter fé e esperança para superar as contrariedades da vida. Se não as superarmos, que sirva pelo menos para as minimizarmos...
Não podemos pensar constantemente no futuro, pois não sabemos se lá chegamos, mas sim agradecer o agora e o que temos.

"Preveu a morte do meu marido"...

Maria de Fátima Monteiro é cliente e amiga de Marester há cerca de 9 anos, quando a consultou pela primeira vez, com algum cepticismo.
“A Marester conseguiu dizer-me muitas das coisas que estavam bem e mal na minha vida e dar-me uma ajuda para as modificar”, tal como aconteceu quando a astróloga “conseguiu prever a morte do meu marido e me ajudou” a evitar a tragédia. Casada há 35 anos, Maria de Fátima não conhecia ao marido qualquer gosto pela náutica, mas Marester alertou-a que dentro de 3 meses “ele iria querer fazer uma viagem de barco e para ter muito cuidado, pois podia ser o fim dele”. A consolente não deu grande importância, mas um dia, o marido informou-a de que iria organizar um almoço de trabalho no Tejo. “Eu lembrei-me do que a Marester me tinha dito e fiquei apavorada”, mas não o conseguiu dissuadir. A astróloga sugeriu-lhe que rezassem em conjunto para que a viagem não acontecesse. No dia seguinte, o marido não chegou a embarcar pois, apesar dos dias primaveris que se faziam sentir, “o dono do barco contactou a dizer que havia um temporal e que se recusava a ir para o mar”.
“Esta é uma das muitas situações em que fui ajudada por esta senhora. Eu e não só”, confidenciou.

Marester Stockler
Signo: Peixes;
Ascendente: Gémeos;
Perfil: Marester Stockler é portuguesa e foi educada por tios de uma “poderosa família”, na África do Sul. Na época do terrorismo em Angola regressou ao país de origem mas logo transitou para a Inglaterra, onde tirou um Curso Superior em Gestão de Empresas. Aos 23 anos regressou a terras lusas, onde chegou a trabalhar como assistente de administração.
Ao sofrer de uma doença “grave para a época” e sendo esposa de um coronel do exército, Marester reformou-se ainda jovem. Admiradora da Astrologia, foi em Londres e Barcelona que se especializou em diversas vertentes da área, como em Acupunctura e em Medicina Natural;
Reconhecimento: foi destacada pela televisão ao prevêr que Jorge Sampaio (Virgem, ascendente Peixes) iria vencer as eleições a Cavaco Silva (Caranguejo com ascendente em Virgem), por 5 por cento.

Nova Morada, edição nº. 339, 18 Janeiro 2008